Programação
Simpósios Temáticos
Simpósio Temático 1 - Diversidade e produtividade das fontes de pesquisa de Ferdinand de Saussure
Dia 18/09 | Quarta-feira (Tarde)
Coordenação: Micaela Pafume Coelho (IFMT/MTE) e Stefania Montes Henriques (UEMG)
Considerado o fundador da Linguística Moderna, com a publicação do Curso de Linguística Geral, editado por C. Bally e A. Sechehaye, Ferdinand de Saussure publicou relativamente pouco durante sua vida. Entretanto, já na época da edição dos cursos de linguística geral, sabia-se que havia uma grande quantidade de notas manuscritas, em que Saussure discorria não só a respeito de aspectos à linguística, como também sobre outros temas, tais como as lendas germânicas e os anagramas. A partir de 1955, com a descoberta de mais manuscritos de sua autoria, essas fontes de investigação, que ainda eram pouco exploradas, passaram a tomar seus lugares no universo científico em diversos lugares do mundo. Das pesquisas provenientes dos manuscritos saussurianos, surgiram materiais ímpares: alguns deles possibilitaram transcrições das folhas autorais de Saussure, outros nos forneceram pontos de vista críticos sobre seus conteúdos e ainda outros nos concederam a oportunidade de comparar diferentes produções do linguista a partir da organização de fontes selecionadas. Atualmente, os pesquisadores que se interessam pela fortuna saussuriana têm, à sua disposição, não apenas um universo – aparentemente – inesgotável de conceitos a desbravar, mas também fontes inigualáveis de materiais a explorar. Em vista disso, nesse simpósio, buscamos reunir pesquisadores que explorem a diversidade e a produtividade das fontes que nos levam à teorização de Saussure: manuscritos, edições críticas, transcrições etc.
Simpósio Temático 2 - Ferdinand de Saussure e os estudos do texto e do discurso
Dia 18/09 | Quarta-feira (Noite) e dia 19/09 | Quinta-feira (Tarde)
Coordenação: Alena Ciulla (UFRGS) e Cláudia Toldo (UPF)
Os estudos do texto e do discurso adquiriram, especialmente a partir dos anos 70, um lugar de grande importância nos estudos linguísticos. Não se trata, no entanto, de um campo homogêneo: os diversos pontos de partida das abordagens que se dedicam a essas questões, como a linguística textual, a análise do discurso, a análise da conversação, a praxeologia, a interacionista, entre outras, chegam a diferentes objetos “texto” e “discurso”. E apesar dessa multiplicidade de abordagens, várias questões centrais a esses fenômenos permanecem pouco esclarecidas, como a relação entre gramática e texto, a passagem da frase ao texto, o impasse causado pela tradição de considerar uma certa “interioridade” ao texto e uma certa “exterioridade” ao discurso, a própria delimitação e definição das unidades textuais e de discurso etc. Ora, essas questões todas e, especialmente, o modo de tratá-las estão enraizados em uma certa recepção do legado saussuriano (ver Puech, 2016), quer isso seja ou não admitido nas abordagens consagradas ao texto e ao discurso, conforme observa Testenoire (2016). Somente esse aspecto já justifica um retorno a Saussure, para que se possa reinterpretar o percurso do mestre e compreender a sua contribuição para os estudos do texto e do discurso, incluindo repensar uma linguística que abarque esses fenômenos. Nosso intuito, neste simpósio, não é o apontamento de falhas nas teorias, mas chamar a atenção para uma promissora frente de pesquisa que pode proporcionar novos horizontes de estudo nos campos do texto e do discurso, (re)partindo de Saussure.
Simpósio Temático 3 - Recepção e tradução de Ferdinand de Saussure no Brasil
Dia 20/09 | Sexta-feira (Manhã)
COORDENAÇÃO: Clemilton Lopes Pinheiro (UFRN) e Bruno Molina Turra (Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo)
A linguística brasileira nas últimas décadas vem se constituindo como um campo prolífico na pesquisa sobre a história das ideias linguísticas e, mais especificamente, sobre o papel da teoria saussuriana nessa história. Tomando por base tal premissa, este simpósio tem por objetivo reunir trabalhos que discutam a recepção e a tradução de Ferdinand de Saussure no Brasil. Nesse sentido, serão aceitos trabalhos que abordem: i. as diferentes leituras de Saussure, realizadas em diferentes épocas da construção dos saberes linguísticos no Brasil; ii. a apropriação e o desdobramento de conceitos saussurianos por linguistas brasileiros; iii. a maneira como o quadro teórico saussuriano é explorado nos cursos de graduação, considerando a finalidade de apresentá-lo ao leitor iniciante; iv. as traduções e seus efeitos na recepção das ideias do genebrino.
Comissão Organizadora
Presidentes:
Eliane Silveira (UFU)
Allana Cristina Moreira Marques (PPG-LET/ UFRGS-CNPq)
Secretaria do Evento:
Camila Garcia Pereira (Letras/UFU)
Eduardo Borges Oliveira (PPGEL/UFU)
Ítalo de Freita Almeida (CNPQ/USP)
Luana Furlan de Medeiros (CAPES/PPGEL/UFU)
Micaela Pafume Coelho (IFMT/MTE)
Comissão de divulgação:
César Morais Rosa (CAPES/PPGEL/UFU/SEE-MG)
Leonardo Giamarusti dos Santos (PPGEL/UFU)
Pedro Rinku Saito (Letras/UFU)
Stefania Montes Henriques (UEMG)
Comissão de monitoria:
Ana Paula Marroques de Oliveira (Letras/UFU)
Carolina Flávia de Henrique (CAPES/PPGEL/UFU)
Mirlene Jeanlys (Letras/UFU)
Simpósios:
Heloisa Monteiro Rosário (UFRGS)